O Milagre da Manhã – 6 hábitos matinais para mudar sua vida!

Vamos falar sobre autoconhecimento, saúde e alta performance?

Aprendi com a minha coach em saúde integrativa (e hoje minha amiga) Cami Christofaro que para ter uma vida com mais saúde, felicidade e equilíbrio precisamos gerar energia. E é exatamente sobre isso que o livro do título deste artigo discorre: como transformar nossa vida gerando energia através de uma rotina matinal, ou seja, aquilo que fazemos antes de iniciarmos a nossa rotina “normal” do dia.

O autor ensina um método para qualquer pessoa alcançar níveis extraordinários de sucesso pessoal, profissional e financeiro por meio hábitos e ferramentas que estimulam a disciplina, a clareza e o desenvolvimento pessoal. Lembrando que ser extraordinário, nesse caso, é um resultado de escolher aprender, crescer e ser um pouco melhor a cada dia do que fomos no passado.

Em resumo, Hal Erold, ensina os “salvadores da vida”, seis práticas simples e poderosas, que vou listar abaixo:

– Silêncio: Para reduzir os níveis de estresse e começar o dia com calma, clareza e paz de espírito, separe alguns minutos para praticar o silêncio intencional. Nesse momento de silêncio, você pode: meditar, orar, rezar, refletir, se concentrar na sua respiração e sentir gratidão pela sua vida.

“Na atitude de silencia a vida encontra o caminho sob uma luz mais clara e o que é elusivo e enganador resolve-se em uma clareza cristalina”. (Mahatma Gandhi)

–  Afirmações: Quando você projeta e escreve ativamente suas afirmações para que estejam alinhadas com o que deseja realizar e compromete-se a repeti-las diariamente (de preferência em voz alta) elas são gravadas imediatamente em sua mente subconsciente. Elas funcionam para superar suas crenças e comportamentos limitadores e substituí-los por aqueles que necessita para ter sucesso. Escreva suas afirmações, aquilo que você quer para sua vida, e leia em voz alta todos os dias pela manhã. Exemplo: “Estou 100% comprometido em correr na praia por 30 minutos, 3 vezes na semana”.

“É a repetição de afirmações que leva à crença. Quando essa crença se torna uma convicção profunda, as coisas começam a acontecer”. (Muhammad Ali)

– Visualização: é o processo de imaginar exatamente aquilo que você deseja realizar ou conseguir, e, depois, ensaiar mentalmente o que precisará fazer para realizá-lo ou consegui-lo. Visualize seus maiores objetivos, desejos mais profundos e sonhos mais excitantes, que muidariam totalmente sua vida se você os realizasse. Veja, sinta, toque, saboreie e cheire cada detalhe da sua visão. Envolva todos os seus sentidos para maximizar a eficácia da sua visualização.

“Veja as coisas como gostaria que fossem em vez de como elas são”. (Robert Collier)

– Exercícios: Quando você faz exercícios, ainda que por poucos minutos, toda manhã, isso aumenta sua energia, melhora sua saúde, aumenta a autoconfiança e o bem-estar emocional, e o capacita a pensar melhor e a se concentrar por mais tempo. Esse é o meu salvador da vida preferido! Faça um grande favor a você mesmo: escolha uma atividade física e experimente!

Se você não criar tempo para exercícios, provavelmente precisa criar tempo para doenças”. (Robin Sharma)

– Leitura: Um dos métodos mais imediatos para adquirir conhecimento. Separe um tempo pela manhã para ler. Uma boa dica é ler neste horário aquilo te conecta com a sua espiritualidade.

“Ler é para a mente o que o exercício é para o corpo e a oração para a alma. Nós nos tornamos os livros que lemos”. (Matthew Kelly)

– Escrita: Faça um diário. Tirando seus pensamentos da cabeça e colocando-os por escrito, você obtém valiosos insights que de outra maneira jamais teria. Escrever em um diário nos ajuda a obter clareza, capturar ideias, revisar lições e reconhecer nosso progresso.

“O que quer que você escreva, colocar palavras em uma página é uma forma de terapia que não custa um centavo”. (Diana Raab)

Hal Erold diz que esses salvadores da vida podem ser feitos em 60 ou 6 minutos. Não importa quanto tempo você pratica cada um. O importa, de fato, é o que você faz por você mesmo antes de começar o seu dia. Tudo é difícil antes de ser fácil. Toda experiência nova é desconfortável, antes de ser confortável.

Portanto, EXPERIMENTE! “Lembre-se: o momento em que você aceita total responsabilidade por tudo em sua vida é o momento em que você reivindica o poder para mudar qualquer coisa em sua vida”, palavras do autor.

 

Adrielli Lorete (Drica) – Jornalista, Diretora da Café Comunicações e Coachee do programa Porque Eu Me Amo